atividade 4.5


Atividade (2.6 Planejamento)
Tema:.
Reconstrução textual utilizando a Webquest.

Problematização:
Como desenvolver uma aula utilizando a Webquest, como ferramenta, que auxilie no desenvolvimento da produção textual e interação através do blog?

Justificativa:
O laboratório de informática, foi instituído na escola em 2009, no entanto, este tem caído na ociosidade, pois os professores não incluem em seus planejamentos a utilização do mesmo. Pensando nisso, o plano foi idealizado para integrar às aulas de Língua Portuguesa da 3ª série, incentivando os professores a repensarem sobre o uso desta sala, vendo-a como um papel importante na construção do conhecimento dos alunos.

Objetivo:
Valorizar a internet como uma ferramenta relevante para a interação entre alunos, bem como, para o progresso que este pode oferecer aos alunos em relação à escrita, produzindo textos manifestando experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada.

Conteúdos:
Leitura, produção de texto.

Metodologia:
Os alunos irão aprender a utilizar a ferramenta denominada Webquest onde ao editar seus textos farão uma conexão com outros colegas nesta teia de interatividade, onde eles terão papel impotante na elaboração e reconstrução dos textos postados na webquest.
A literatura do ensino e da aprendizagem evidencia o fato de que não existe uma única metodologia, mas um conjunto de procedimentos que podem facilitar a ação do professor no desenvolvimento dos conceitos e conseqüentemente nas avaliações.
Com base nesta afirmativa, o planejamento foi elaborado utilizando-se da ferramenta e-mail para enriquecer a aula, motivar os alunos e dinamizar o planejamento. .A aula será no laboratório de informática, onde os alunos acessrão o blog da escola para fazerem os comentários sobre os textos postados.

Avaliação:
Registro das observações do desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções no blog,
com o auxílio de uma planilha.


   



  







PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO (3.3)

PROJETO PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA: A utilização da água de forma racional.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância da utilização da água de forma racional para a 2° ano.

JUSTIFICATIVA:

A poluição das águas tem sido um grave problema para a sociedade contemporânea, que se dá devido à degradação ambiental provocada pelo homem ao longo dos séculos, considerando ainda que a maior parte da água potável existente no planeta encontra-se em grave estado de poluição.
Diante da importância desse recurso natural tão precioso para a sobrevivência humana, é necessária a sensibilização da sociedade escolar, de modo que os educandos percebam o uso incorreto da água como: passar muito tempo no banho, deixar as torneiras abertas pingando constantemente, lavar calçadas e o mais grave, a poluição dos rios que causa o desequilíbrio da cadeia alimentar levando a morte de algumas espécies de seres vivos.
Acreditamos que através desta iniciativa os alunos optarão por atitudes que evitem o desperdício da água reavaliando seus hábitos, pois todos precisam fazer a diferença modificando seus modos de viver.
Abordaremos sobre sua utilização de forma racional com a perspectiva de reconhecer esta como fonte natural esgotável a partir de atitudes incorretas no seu uso, este tema deve ser explorado para que os alunos percebam que a falta deste líquido pode provocar fome, desemprego e doenças causadas pelo mau uso da sociedade.
Percebemos na escola campo que o desperdício da água acontece sempre no bebedouro onde os alunos deixam a torneiras abertas enquanto bebem o primeiro copo de água, e no banheiro também as torneiras são deixadas abertas.
Desta forma, podemos propiciar situações de aprendizagem estimulando os alunos criticamente sobre a relevância da preservação da água de forma coletiva e individual no seu cotidiano. E a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a preservação dos recursos hídricos, desta maneira cabe aos profissionais da educação tal conscientização.

OBJETIVO GERAL:
Compreender a importância das atitudes benéficas individuais e coletivas para a preservação, conservação e uso racional da água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Discutir a água como um dos recursos primordial aos seres vivos;
•Adotar atitudes frente à utilização racional da água;
•Reconhecer a água como fonte natural esgotável;

CONTEÚDO:

Água: distribuição, usos e consumos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A vida só se tornou perceptível após o aparecimento da água, pois este é um recurso natural indispensável, não só para o homem, mas para outros seres que fazem parte do nosso Planeta.
A água é um dos recursos naturais mais importantes do mundo. Este recurso está ameaçado pelos problemas sócio ambientais como poluição, contaminação e degradação dos mananciais, responsáveis pela diminuição da oferta de água potável. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).
O volume total de água na Terra seja de aproximadamente 1,4 bilhão de km3, dos quais apenas 2,5%, ou cerca de 35 milhões de km3, correspondem a água doce. A maior parte da água doce se apresenta em forma de gelo ou neve permanente, armazenada na Antártida e na Groenlândia, ou em aqüíferos de águas subterrâneas profundas.
A água é um recurso limitado, 97% estão destinadas aos oceanos e um 1% a rios e lagos o que acarreta o crescimento das dificuldades, pois possuímos mais água salgada, no entanto, possuímos menos água doce, sendo o Brasil que possui a maior quantidade de água doce do mundo e é o grande desperdiçador do mundo.
De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Ciências :

O Brasil, além de ser um dos maiores países do mundo em extensão, possui inúmeros recursos naturais de fundamental importância para todo o planeta: desde ecossistemas importantes como as suas florestas tropicais, o pantanal, o cerrado, os mangues e restingas, até uma grande parte da água doce disponível para o consumo humano. Dono de uma das maiores biodiversidades do mundo, tem ainda uma riqueza cultural vinda da interação entre os diversos grupos étnicos — americanos, africanos, europeus, asiáticos — o que traz contribuições para toda a comunidade. Parte desse patrimônio cultural consiste no conhecimento importantíssimo, mas ainda pouco divulgado, dos ecossistemas locais: seu funcionamento, sua dinâmica e seus recursos. (p. 22)

Nesse contexto, é necessário que o aluno compreenda que ele é parte integrante desse sistema e possa dar sua parcela de contribuição no que concerne a economia de água. A constituição no capítulo VI, artigo 225 cita, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Desta maneira, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o meio ambiente.
O ambiente saudável no presente e para o futuro; como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade, tanto local como internacional; e, como pessoas, encontrem acolhida para ampliar a qualidade de suas relações intra e interpessoais com o ambiente tanto físico quanto social. É com a preocupação de conhecer Os Direitos da Água a Organização das Nações Unidas (ONU) redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Eis abaixo, os principais tópicos:
1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
2. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
3. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
4. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
9. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
10. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

METODOLOGIA:

Como atividade prévia, levantar questões em convite para os alunos expressarem suas suposições em busca de informações;
•Fazer o registro das respostas para que estas possibilitem ao professor as representações dos alunos e organizar os passos seguintes de sua intervenção.
•Através de debates como: “Para quê utilizamos a água?” “De onde vem a água que utilizamos?” “Para onde vai?” (espera-se que os alunos respondam que todas as atividades cotidianas que geralmente fazemos no decorrer do dia)
•Pedir para que os alunos registrem em seu caderno: Como eles imaginam que as plantas e os animais conseguem a água que necessitam para viver?
•Pedir aos alunos que façam uma pesquisa em sua casa ou na escola sobre a utilização da água. De onde vem a água que abastece a cidade? Onde fica e como funciona a estação de tratamento de água (CAER)? Qual a capacidade de abastecimento desse manancial? Comparar com os colegas e registrar as observações em cartazes. Fazer uma exposição dos resultados.
•Perguntar sobre seus hábitos de utilização da água em casa, “Quanto tempo eles demoram no banho?” “Quem escova os dentes e deixa a torneira aberta?” “Quem verifica as torneiras de casa que estão com vazamento?”
•Dependendo das respostas dos alunos, o professor pode indagar as seguintes questões: Como fazer para demorar menos no banho? Como escovar os dentes sem desperdiçar muita água? Como podemos reutilizar a água?
•Utilizar várias figuras (Crianças tomando banho, escovando os dentes, etc.) junto com os questionamentos demonstrar as vivencias diárias e comparar com as vivências dos colegas, explicitando as semelhanças e diferenças nas atitudes de cada um;
•Levar os alunos ao Laboratório de Informática para que pesquisem a importância da água e se ela pode acabar. Pedir que registrem os pontos principais para serem debatidos em sala de aula.
•Ainda na sala de informática, pesquisarem o quadro Retirantes, pintado por Candido Portinari (pintor brasileiro), somente para que observem os detalhes da imagem.
•Em sala socializar todas as observações dando a oportunidade para cada falar;
•Depois os alunos irão copiar no caderno e responder as seguintes perguntas:
“As pessoas do quadro estão tristes ou alegres?” “As pessoas parecem estar de partida de algum lugar?” “Carregam coisas?” “Que outro título vocês dariam para o quadro?” “Há plantas ou animais no lugar?” “E água?” “Quantas crianças aparecem no quadro?”
•Após todos os questionamentos fazer a correção coletiva para gerar um debate;
•Assistir vídeo sobre o caminho da água até nossas casas.
•Visita à Estação de Tratamento de Água (CAER) da cidade.
•Utilizar o material dos trabalhos realizados, fotos, cartazes, etc., na apresentação para as outras turmas da escola e envolvendo familiares e comunidade, desta forma ampliando a abrangência do trabalho. Ao final levar um profissional para realizar uma palestra;
•Como atividade avaliativa final, os alunos realizarão um mapa conceitual utilizando o software Cmap Tools, mostrando a importância da água.
•Postar no Blog da escola as fotos com os resultados do projeto, bem como os mapas conceituais produzidos pelos alunos.

AVALIAÇÃO
Será realizada ao longo do projeto, em consonância com os objetivos a serem alcançados, de modo que seja percebida a assimilação dos temas abordados através da participação dos envolvidos nos debates e da produção individual.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado; 1988.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde/temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ONU. Declaração Universal dos Direitos da Água. Disponível em: . Acesso em:16 de setembro de 2011.

COSTA, Ana Carolina Oliveira da. A importância da água. Disponível em: Acesso em 21 de setembro de 2011.

Atidade Prática Pedagógica 2.7
Os alunos se envolveram de maneira satisfatória, todos mostraram-se super entusiasmados com a proposta de um novo aprendizado. A atividade fez com que os alunos passassem a ver a internet, como uma ferramenta facilitadora à aprendizagem e, não apenas um meio de interação. As dúvidas mais recorrentes foram em relção à conceituação do termo Webquest, no entanto depois que conseguiram assimilar ficou mais fácil e atividade fluiu bem melhor, apesar, de em alguns momentos os alunos terem disputado um pouco as máquinas, depois colaboraram bastante com o trabalho.
Houveram muitas dúvidas, mas isso já era previsto, bem como algumas máquinas não conectarem na hora da atividade. Por isso, a turma foi dividida e a atividade aconteceu em duas etapas. Apesar dos contras, foi gratificante realizar esta atividade inovadora, pois permitiu ao grupo que planejou grandes aprendizados.


Atividade 3.1
Durante o desenvolvimento das atividades converso com meus alunos, repassando para eles de que forma trabalharemos quais os objetivos que precisaremos alcançar e como será realizada a atividades e sua respectiva avaliação, alguns dão idéias de como poderemos fazer, ouço com atenção e peço sugestão dos demais se concordam ou não com a idéia do colega, após ouvi-los definimos como serão realizadas as atividades. Ressalto que os meios oferecidos pela internet irão auxiliá-los bastante é uma maneira que utilizo para que o aluno tenha um ambiente livre para que ele possa se expressar os seus pensamentos. Os alunos quando estão pesquisando acontece uma coisa legal os próprios colegas ficam se ajudando quem sabe compartilha o que aprendeu e assim forma uma corrente, em último caso algumas ferramentas que o computador oferece e eles não sabem pedem ajuda para os orientadores e ficam curiosos para aprender como utilizar, muitas vezes eles descobrem coisas e depois são eles que estão nos ensinando. 



Ativ 3.2
Ao trabalhar com a turma se faz necessário dialogar com os nossos alunos, buscando conhecer os seu conhecimentos prévios para desenvolver qualquer atividade e nesse diálogo é que podemos definir os conhecimentos prévios que eles tem a refém do assunto a ser trabalhado, para tanto se faz necessário ouvilos pois muitas vezes é através da oitiva que iremos ter base para direcionar o nosso trabalo e assim poder planejar os nossos trabalhos com caminhos que queremos seguir tendo como suporte uma gama de ferramentas oferecidas pelas mídias a qual irão otimizar a aquisição de conhecimento por parte dos aluno.
 

ativ_3.4

Olá caros colegas, vimos através deste contribuir com o nosso projeto, que foi elaborado por mim e minha colega de trabalho do laboratório de informática, quero dizer que ao elabora-lo,construimos o mapa que levassemos aonde queriamos, pois o projeto é uma vísão do que eu quero desenvolver em sala de aula e ao coloca-lo para realizar não o fizemos, estamos na sala de informática e não teve como coloca-lo em prática uma vez que as turmas já estavam desenvolvendo alguma atividade para a feira de ciência. mas queremos que os colegas acessem o nosso blog ; lindalvabrasil@gmail.com


Ativ 3.5

Os conteúdos que foram desenvolvido no projeto com os alunos estão inseridos no currículo, uma vez utilizados diverssas ferramentas que estão na internete, por certo vão constituindo o curículo, pois sabemos que currículo é tudo que vai agregando aos conhecimentos como conhecimento prévio, com hecimento formais e informais.